Saúde de A a Z

SAIBA AQUI CARACTERÍSTICAS, SINTOMAS, CONSELHOS SOBRE DIVERSOS TEMAS DE SAÚDE

PITIRÍASE VERSICOLOR - "micose da praia"

A Pitiríase Versicolor é uma micose que ocorre devido ao crescimento de um fungo encontrado na flora normal da pele, conhecido como Malassezia furfur. Certos fatores ambientais, genéticos e imunológicos podem provocar a conversão deste fungo na sua forma patogénica e contribuir para o desenvolvimento da doença. A Pitiríase Versicolor é também conhecida como “micose de praia” ou “pano branco”, mas, ao contrário do que se pensa, não é adquirida na praia ou piscina.


A Pitiríase Versicolor caracteriza-se por alterações na pigmentação da pele. A cor das lesões é muito variável (daí o seu nome ser versicolor).

 É comum observarem-se manchas mais claras nas áreas expostas ao sol (pois não pigmentam) e manchas mais escuras nas áreas cobertas. Usualmente, as lesões da Pitiríase Versicolor são comuns no verão, pois nesta época a maior exposição solar favorece o aumento do contraste entre as manchas e as áreas de pele sadia. Daí vem a crença de ser uma “micose de praia”.


Quem contrai Pitiríase Versicolor?

A infeção é bastante frequente, especialmente entre a infância e a adolescência, provavelmente devido a alterações hormonais que aumentam a produção de sebo e promovem um ambiente mais rico em lípidos no qual os fungos podem crescer, e em adultos jovens que são fisicamente ativos.

Sintomas

A Pitiríase Versicolor é uma infeção fúngica superficial de pele provocada pelo fungo do género Malassezia que vive habitualmente na nossa pele sem causar problemas. Não é contagiosa, não se transmite portanto de pessoa para pessoa.

As áreas de pele mais oleosa, como a face, couro cabeludo, pescoço e a porção superior do tronco são as mais frequentemente atingidas. Raramente provoca dor ou comichão, mas impede o bronzeamento das zonas afectadas, formando manchas. As pessoas com pele naturalmente escura podem apresentar manchas claras e as de pele clara manchas escuras. É mais frequente nos climas quentes e húmidos, sendo as manchas mais evidentes após o bronzeado, parecendo desaparecer no clima frio.

Sintomas comuns da Pitiríase Versicolor:

- Manchas múltiplas e ovais de cor branca, cinzenta, cor de salmão, acastanhadas ou até avermelhadas e apresentam, habitualmente, uma fina camada descamativa;

- No geral as manchas são pequenas, nem sempre perceptíveis, mas se forem múltiplas podem unir-se e formar uma ou mais manchas grandes na pele;

- Localizam-se preferencialmente na parte superior do tronco e dos braços e no pescoço;- Nas crianças a face é um local frequentemente afetado;

- Pode dar comichão.

Tratamento da Pitiríase Versicolor

A Pitiríase Versicolor pode ser tratada recorrendo a medicamentos de aplicação tópica (cremes, loções, sprays e champôs) ou a medicamentos de administração oral (comprimidos) dependendo da extensão da infeção. O tratamento tópico é o tratamento de eleição na maioria dos casos.

Se lhe foi diagnosticado esta infecção aconselhe-se com o seu médico ou farmacêutico sobre o melhor método a utilizar. Recomenda-se, também, evitar bronzear-se até terminar o tratamento para evitar manchas mais destacadas.


Quando é que deve consultar o seu médico?

Deve consultar o seu médico se não houver uma melhoria dos sintomas ao fim de 4 semanas ou no caso de a infeção se encontrar muito disseminada.

Prevenção

Geralmente a Pitiríase Versicolor é resolvida com o tratamento. Contudo, e tendo em conta que o fungo responsável por esta infeção vive naturalmente na nossa pele, em certas pessoas e caso as condições promovam a sua proliferação (tais como em ambientes húmidos) a recorrência da infeção é comum.

Para prevenir a recorrência de Pitiríase Versicolor, poderá ser necessário efetuar um tratamento preventivo. Por favor consulte o seu médico, que recomendará um tratamento preventivo regular e adequado. As opções de tratamento poderão ser a administração de um medicamento tópico, ou de medicamentos orais para os casos mais difíceis de erradicar o fungo.


A Pitiríase Versicolor é uma doença contagiosa?

A Pitiríase Versicolor não é uma doença contagiosa, portanto não há transmissão do fungo de uma pessoa para outra. Esta micose também não está relacionada com falta de higiene ou contacto com locais públicos, tais como piscinas ou balneários.